logo
- Bibliotecas - Regras de Utilização - 06/12/2016 - 13:54:56 (D039D068)
   
Imprimir Menu - Sistema Encerrar

1. Da finalidade
2. Da consulta
3. Do empréstimo
4. Da inscrição para empréstimos
5. Dos atrasos

6. Dos danos e perdas
7. Da disposição final

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

1. DA FINALIDADE

Art. 1º - A Biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP, centralizado no campus Taquaral e presente em cada um dos seus campi, tem por finalidade disponibilizar os seus recursos em benefício da comunidade local e regional.

§ 1º - o acesso ao acervo das Bibliotecas é franqueado a qualquer usuário.

§ 2º - O empréstimo de livros ou outros materiais é privativo ao corpo docente, discente, ex-alunos e funcionários da UNIMEP.

2. DA CONSULTA

Art. 2º - A consulta ao acervo do sistema de Bibliotecas se dá em suas dependências.

Parágrafo Único: O material de consulta deve permanecer no recinto da biblioteca.

Art. 3º - Nos casos de livre-acesso, o usuário deixa na recepção seus pertences e recebe o número do escaninho em que os mesmos foram guardados.

Art. 4º - Os materiais consultados não devem ser devolvidos às estantes, mas deixados nos locais previamente definidos.

Art. 5º - O acesso aos materiais, nos casos de acesso-fechado, bem como às revistas, se dá mediante solicitação ao respectivo funcionário.

3. DO EMPRÉSTIMO

Art. 6º - Poderá ser concedido, por vez, o empréstimo:

a) de até 05 livros aos alunos dos cursos de graduação;

b) de até 08 livros aos alunos dos cursos de pós-graduação stricto e lato-sensu;

c) de até 10 livros aos professores;

d) de 02 livros aos ex-alunos.
Parágrafo Único: Todos os usuários receberão através do e-mail, institucional ou não, informação sobre os materiais emprestados, datas de devolução, reservas e aviso da devolução dos mesmos.

Art. 7º - O prazo do empréstimo dos livros é:

a) de 08 dias para alunos dos cursos de graduação e para ex-alunos;

b) de 15 dias para alunos dos cursos de pós-graduação stricto e lacto-sensu;

c) de 30 dias para professores;

§ 1º - É permitida a reserva de livros para empréstimo no caso dos mesmos estarem indisponíveis, ficando sob a responsabilidade do solicitante verificar periodicamente se os livros reservados se tornaram disponíveis, considerando que os livros reservados ficarão à disposição do solicitante até 24 horas após a devolução pelo usuário anterior e depois, se não houver mais reservas, tornam-se possíveis de serem emprestados a qualquer usuário.

§ 2º - Podem ser feitas até 05 renovações consecutivas do empréstimo de um livro, desde que ele não tenha sido reservado ou se torne indisponível ao empréstimo, pela Bibliotecária por razões técnicas, ou a pedido de professores.

Art. 8º - Fitas de vídeo, slides e CDs poderão ser emprestados por até 02 dias e as monografias por até 15 dias.

4. DA INSCRIÇÃO PARA EMPRÉSTIMOS

Art. 9º - Para que o usuário se utilize de empréstimo de material pertencente ao acervo do Sistema de Bibliotecas, é necessário que esteja devidamente inscrito e munido de cartão magnético.

Parágrafo Único: No Caso de extravio do cartão magnético, o Sistema de Bibliotecas deve ser imediatamente comunicado.

Art. 10 - Os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos automaticamente no Sistema de Bibliotecas.

Art. 11 - Os ex-alunos podem se cadastrar na Biblioteca, mediante apresentação do R.G., CPF, comprovante de residência e de sua condição de ex-aluno.

5. DOS ATRASOS

Art. 12 - A não devolução de material emprestado pertencente ao acervo do Sistema de Bibliotecas acarreta a cobrança de multas, independentemente do usuário.
§ 1º - A multa referente a cada material emprestado corresponde a 0,5% (meio por cento) do salário mínimo, por dia de atraso, se não houver reserva para o mesmo, ou 2% (dois por cento ) do salário mínimo, por dia de atraso, em caso de existir reserva para o mesmo.

§ 2º - Os ex-alunos deverão depositar o valor da taxa, do atraso, na conta bancária do IEP, e apresentarem a Biblioteca o comprovante do depósito, e caso não o façam, terá seu cadastro eliminado.

§ 3 º - Para os alunos, o débito será lançado automaticamente no carnê, e para os professores e funcionários, o debito será no hollerith.

6. DOS DANOS E PERDAS

Art. 13 - O usuário que causar dano ao acervo pertencente ao Sistema de Bibliotecas, deverá substituir ou indenizar o material danificado ou perdido.

7. DA DISPOSIÇÃO FINAL

Art. 14 - Os casos omissos e duvidosos serão resolvidos pela Comissão Central da Biblioteca.

Art. 15 - O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser adequado a Política da Biblioteca a ser aprovada pelo Conselho Universitário.


Piracicaba, 21 de junho de 2004.